Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page

ONLINE
1


Partilhe esta Página

http://www.recife.pe.leg.br

     Fernandes Federal Presidente - PPS DIR. Recife

 http://www.ppsrecife.com.br
http://www.viradarecife.com
   www.draveralopes.med.br
        blogdraveralopes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 


Vereadora Vera Lopes Homenageia
Vereadora Vera Lopes Homenageia

Vereadora Vera Lopes Homenageia à
Associação de Assistência a Criança Deficiente
e vira madrinha desta unidade.


Por iniciativa da médica e vereadora Dra. Vera Lopes, a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) foi homenageada em sessão solene na Câmara Municipal do Recife. Há 12 anos atuando no Recife (foi fundada em São Paulo em 1950), a Associação trata de todo tipo de deficiência infantil, mobilizando, além dos médicos e médicas, 266 agentes voluntários. A sessão solene teve a presença de dezenas de crianças, muitas delas em cadeiras de rodas acompanhadas de suas mães. Esteve presente ao ato, o ex-prefeito e ex-governador Gustavo Krause, como presidente voluntário da entidade, à qual ajudou a fundar e nela atua há 12 anos.
Depois de elogiar a iniciativa da vereadora Vera Lopes,se dizendo sensibilizado e até emocionado, Krause - que participou do ato acompanhado de sua filha e vereadora Priscila - salientou que a AACD atua, beneficia a sociedade sem desviar verbas ou fazer apadrinhamentos, numa referência à onda de corrupção que agride o país.
A Associação, através do ex-governador e de sua diretora voluntária. Lourdinha Maciel, em nome de todos que fazem a entidade, prestaram homenagem à Dra. Vera Lopes, considerando-a, daqui em diante, como Madrinha da AACD. Na sua fala, a vereadora fez questão de lembrar o ato solidário do médico Renato da Costa Bomfim, que em 1950 em São Paulo, fundou a entidade, acompanhado por um grupo de pessoas idealistas (leia abaixo o discurso completo da vereadora ).
Integraram também a mesa da sessão solene o gestor administrativo da Associação, José Nunes e a representante da Diretoria Voluntária, Lourdinha Maciel.  O vereador Eduardo Marques foi o responsável pela presidência dos trabalhos. Gustavo Krause recebeu de Vera Lopes a placa da Câmara homenageando a AACD. Em seguida, foi apresentado um vídeo, em telão, mostrando cenas do atendimento às crianças e jovens no atendimento diário e constante.
O ex-prefeito, em seu discurso, fez questão de homenagear a Câmara Municipal, da qual fez parte no passado. "Nesta Casa, aprendi a conhecer a alma popular e saber o que é a representação parlamentar. Aqui aprendi a conhecer as necessidades populares, pois a necessidade tem cara de gente! ". Para o ex-governador, a AACD é o caminho para que as crianças deficientes se libertem do sofrimento, comparando essa libertação como algo parecido com a libertação dos escravos. Daí a sua afirmação de que os voluntários da entidade - que hoje chegam no Recife a 266 - atuam como abolicionistas. Essa ligação com a abolição dos escravos foi uma forma de Krause também homenagear aquele que lutou contra a escravatura e dá nome ao prédio da Câmara: José Mariano.
"Na AACD - completou Krause, visivelmente emocionado - só temos luminosidade nos olhos das crianças. são 60 anos de probidade!". Depois, agradeceu à médica, vereadora e mãe, Dra. Vera Lopes (aplausos entusiasmados dos presentes à sessão).
Na sequência, a coordenadora de eventos da Associação, Anelise Renda, entregou para Vera Lopes um buquê de flores para a vereadora. Ao encerrar a sessão, o vereador Eduardo Marques agradeceu pela iniciativa de Vera Lopes, dizendo-se orgulhoso de presidir essa homenagem à AACD.
Entre as crianças presentes, em cadeira de roda, estava Anderson Ayala, menino de 5 anos de idade, acompanhado da mãe, que vem sendo tratado há 3 anos de uma paralisia na coordenação motora. Representando a secretária de Direitos Humanos da PCR, Amparo Araújo, esteve na sessão o deficiente visual José Diniz, sensibilizado com a manifestação de reconhecimento pelo trabalho da AACD.



DISCURSO DA DOUTORA VERA LOPES
HOMENAGEANDO A ASSOCIAÇÃO

Existem iniciativas que, para entendê-las, é necessário termos o sentimento de solidariedade e amor ao próximo. Pois bem, foi com essa consciência e este ato solidário que fez o médico Dr. Renato da Costa Bomfim reunir, ao longo dos anos de 1950, um grupo de pessoas idealistas para construir, aqui no Brasil, um centro de reabilitação tal como viu em outros países. Uma entidade não só médica, mas humanitária, para tratar crianças e adolescentes com deficiência, trazendo-os de volta à convivência normal com todos na sociedade. Com este gesto grandioso, o Dr. Renato Bomfim e seus seguidores fundaram, há 61 anos, em São Paulo, a Associação de Assistência à Criança Deficiente,  AACD.

Esta Associação cumpriu e vem cumprindo a finalidade para a qual foi criada, e hoje existe no Recife, em Porto Alegre, Uberlândia, Osasco, Nova Iguaçu e outras cidades brasileiras, totalizando 13 unidades. Sempre promovendo a prevenção, habilitação e reabilitação de crianças e jovens. No Recife, a Associação foi fundada em 1999. Como médica, sou testemunha do sucesso desse empreendimento da AACD aqui em Pernambuco, com seu elevado padrão de eficiência, competência,responsabilidade social  e respeito ao ser humano - reconhecida pela classe médica e pela sociedade como entidade que trabalha por amor ao próximo.

Essas qualidades, ao longo do tempo, têm feito com que esta Associação receba sempre o apoio dos brasileiros, entre eles muitos voluntários, estabeleça convênios e, sem sair em busca do lucro e da privatização, mantenha-se em pé, reabilitando muitos brasileiros que precisam de assistência médica. Vejam o nível e capacidade de atendimento da AACD: são atendidos pacientes com paralisia cerebral, lesão medular, sequelas de poliomielite, AVC, escolioses e traumas cranioencefálicos, entre outros problemas de saúde.

A partir de 1962, esta Associação abençoada por todos nós brasileiros, passou a produzir tipos variados de próteses, órteses e acessórios para os membros inferior e superior. Ou seja, ao longo dos anos a AACD só avançou. prova recente disso aconteceu em 1998, quando passou a obter assistência da empresa Teleton destinada a tornar muito eficiente o processo de arrecadação de fundos. Esse avanço fez com que esta benemérita Associação conseguisse construir, recentemente, mais cinco (5) novos centros de reabilitação.

Testemunhamos a evolução do atendimento voluntário, bastante ampliado ao longo dos últimos 10 anos.  Houve o envolvimento muito grande das mulheres, de jovens e empresários dispostos a colocar suas vidas a serviço do bem-estar de seus semelhantes. Estes seres iluminados reservam quatro horas por semana para atenderem, com muita responsabilidade e amor no coração. Através deles e das médicas e médicos a Associação de Assistência à Criança Deficiente comprovou, ao longo destes 61 anos, que no Brasil uma entidade privada e sem fins lucrativos também pode se instalar, crescer e ganhar total apoio de todos em todas as regiões, a exemplo do que acontece em países como Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra e Alemanha.

Nós, brasileiras e brasileiros, médicas e médicos, voluntários e voluntárias, temos orgulho de ter aqui, com pleno sucesso, a AACD, verdadeiro presente de Deus a este País, em especial à nossa cidade - revelador de que, apesar dos fatos negativos nas relações humanas, existe grande margem para praticarmos os gestos mais nobres e generosos, pelo bem de todos. Parabéns à todos os que fazem, aqui e  em outras cidades, a Associação de Assistência à Criança Deficiente. Recife agradece o amor de todos os que contribuem para uma melhor qualidade de vida de nossas crianças e adolescente