Dia 25, o Dia Nacional de Paralisação do SUS
Depois da audiência pública contra a privatização do Sistema Único de Saúde, promovida pela vereadora Dra. Vera Lopes e realizada na manhã desta segunda-feira dia 24 no Plenarinho da Câmara recifense, acontece nesta terça-feira, dia 25, o Dia Nacional de Paralisação do SUS. O ato reune os profissionais da área de saúde - desde as médicas e médicos até os servidores desse Sistema de saúde pública. Logo às 08h todos os participantes reunem-se em frente ao Hospital da Restauração, onde haverá manifestação aberta dirigindo-se diretamente à população.
No grande expediente da sessão desta segunda-feira, a vereadora Vera Lopes lembrou, na tribuna, o sucesso da audiência pública, iniciativa aplaudida pelos vereadores Luiz Eustáquio e Josenildo Sinésio. Este considerou fundamental o fato de a vereadora ter reunido na Câmara os mais diversos representantes da sociedade, unidos no movimento em defesa da saúde pública. Vera Lopes, que testemunha todo dia a situação em que está o SUS, assinalou que faltam profissionais nas especializações diversas. "Não se consegue fazer um simples exame laboratorial. Os preceitos pelos quais foi criado o SUS têm que ser respeitados, como exige a Lei".
Em seu discurso, Vera Lopes enfatizou: "Do jeito que está, só teremos saúde privatizada neste país. Convoco toda a população para esta mobilização em defesa do SUS". Em seguida, considerou uma verdadeira falta de consideração para com o Poder Legislativo o fato de os secretários de saúde municipal e estadual não atenderem o convite para que se fizessem presentes à audiência. "Isso é um desrespeito a esta Casa!", acusou a vereadora. Ela é uma das profissionais da saúde presentes ao ato público deste dia 25.